g2h

level

quarta-feira, 7 de julho de 2010

perfume grande sedutor

Para melhor compreender esse grande sedutor.
Opte por boas marcas, lembrando que a qualidade do fixador usado é fundamental.

O caldeirão da alquimia aromática é absolutamente complexo. Os alquimistas são, atualmente, grandes pesquisadores trabalhando em sofisticados laboratórios de empresas privadas e universidades; mas, ainda assim, nesse universo tecnológico, o perfume guarda ainda o que sempre teve de misterioso e simbólico; permanece cultivado através das culturas milenares e mantém-se colaborativo para afastar os espíritos da tristeza e os maus fluídos.
Para entender melhor a alma do seu perfume e para ajudá-la a " inventar " o seu cheirinho pessoal e intransferível, vão aqui algumas informações fundamentais. Mas não sonhe muito, pois para se chegar a uma fragrância, pode ser necessário usar mais de duas mil combinações diferentes. Quem sabe você até descobre sua vocação ou uma nova profissão. Divirta-se!
Na perfumaria, os álcoois são substâncias, química ou orgânica, que se adiciona aos perfumes feitos de essências naturais voláteis para que o aroma não se dissipe quando em contato com o ar. Álcoois de inúmeras origens de extração são utilizados nas reduções. Na constituição de um bom perfume, na maioria das vezes, são usadas dezenas de essências e/ou resinas conhecidos como fixadores.
Famílias olfativas
Assim denominadas pelas pelo que é entendido por "diferenças de fragrâncias", ou ainda, as complexas composições.
Cítricos florais: denominados frutados, utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como: lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, etc.
Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
Fougère: matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois de tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
Chipre florais: matérias-primas extraídas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados. A adjetivação mais adequada para estes tipos de perfumes é elegância e requinte.
Orientais florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação e inclusive são mais marcantes, misteriosos e supersensuais.
Couros secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias-primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos, algas marinhas, chá etc..
Aldeídos florais: misturas em geral sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
Aromáticos secos e frutados : misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Podem muitas vezes conter fragrâncias extraídas de especiarias como cominho, estragão e mangericão, o cravo, canela, noz-moscada, açafrão e até mesmo a pimenta.
O universo dos florais se divide em:
Femininos:
Aldeídeos — Paris, Poême e First são exemplos
Chipre — Paloma, YSL
Oriental — JPG
Frutados — XS
Masculinos
Couros — Hugo, Plo, Davidoff e Couros
Aromáticos — T`sar, Azzaro, Jazz e Cool Water
Famílias olfativas
São as sensações olfativas que se sente nas diversas fases da utilização do perfume. Estão divididas em três partes: notas de cabeça, de coração e de fundo.
Notas de cabeça ou de saída: são as primeiras sensações que temos ao passar ou espargir o perfume. São extremamente voláteis e via de regra muito leves. São essências à base de limão, laranja, bergamota, lavanda, pinho, eucalipto e folha de chá dentre outras. Quando um perfume é muito fresco, suas notas são quase todas voláteis, daí porque seus aromas duram menos tempo.
Notas de coração ou de corpo: é a alma, a personalidade do perfume. Normalmente são fortes e se fixam por um tempo maior do que as notas de cabeça. São utilizadas essências menos voláteis e mais pesadas, dentre elas o tomilho, o cravo, aldeídos, cominho, pimenta, e outras especiarias. Ou seja notas de coração ou de corpo são o tempero de um bom perfume.
Notas de fundo ou de fixação : ( o fixador gorduroso que adere à pele. Os preços dos melhores fixadores são muito altos, em geral ): é o responsável pela fixação da fragrância na pele. Com fixadores são usadas resinas e extratos amadeirados e de origem animal, como o musk, o castor, o almíscar e o civete.
Acordes: são os conjuntos ou as misturas das essências, aquelas que mais se sobressaem valorizando o perfume pela qualidade de sua composição.
Por Maria da Penha Vieira
fonte: http://www.dominiofeminino.com.br/perfumes/perfume_alquimia.htm

http://www.saudeebeleza.eliotu.com/pes.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares